Prevenção ao suicídio é tema de formação
-
Ascom Amai - Servidores municipais participam de curso sobre prevenção ao suicídio.
Profissionais de saúde são orientados sobre a identificação de sinais para tendências suicidas
Durante a semana 5 servidores da secretaria de saúde de São Domingos participaram do curso com a temática do suicídio, disponibilizado pela AMAI, que é dividido em duas turmas, na terça-feira (24) teve o primeiro encontro da turma um, que retorna para a segunda etapa, dia 8 de setembro e quarta-feira (25) aconteceu a primeira etapa do curso para a turma dois, que retornará dia 9 de setembro para conclusão da formação.
O conteúdo é ministrado pelo psicólogo e Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS), Abel Petter.
Segundo Abel, o conhecimento e a capacitação para identificação dos sinais, é primordial quando se pensa em prevenção ao suicídio.
"Quando tratamos do assunto suicídio logo vem na cabeça, prevenção. Mas é importante dizer que antes da prevenção precisa ter conhecimento. Não adiantar dizer a pessoa que o que ela está sentindo pode ser uma doença, se ele nem sabe o que é uma doença ou quais os sinais. Antes de prevenir tem que conhecer. Saber o que fazer antes de agir, essa capacitação vem a esse encontro. Levar a esses profissionais, o conhecimento sobre o assunto, debater o caso, saber como agir para atuar em seus municípios", comenta.
A servidora municipal da saúde, Eleni Aparecida de Abreu que participou destacou, "O curso foi muito proveitoso, entendo que para fazermos prevenção precisamos ter conhecimento do assunto. Essa capacitação vem levar aos profissionais este conhecimento. Esta informação é para que os profissionais lá na prática saibam como agir".
Deixe um comentário